Início / Futebol / Neymar cada vez mais protagonista

Neymar cada vez mais protagonista

O Barcelona fez história na Champions League! Após perder o primeiro jogo por 4 a 0 para o PSG, fez mágica no Camp Nou e venceu por 6 a 1, virando o jogo no placar agregado. Quem comandou a festa? Messi? Suarez? Iniesta? Poderiam ser… Mas o dia era de Neymar, que não teve medo de arriscar e chamou a responsabilidade. Bateu escanteio, sofreu pênalti, foi caçado em campo, fez gol de falta, gol de pênalti e assistência decisiva no último lance do jogo. Sim, tudo isso, mesmo com as principais estrelas do clube em campo. É, o gênio brasileiro está mostrando que nasceu para o protagonismo, e provando que pode ser melhor do mundo em um futuro mais próximo do que imaginam.

A carreira de Neymar sempre foi assim, conquistando seu espaço de maneira rápida, simplesmente sendo protagonista em jogos decisivos. Vamos ao fatos. Neymar foi revelado pelo Santos em 2009 e acabou sendo eleito a maior revelação do Campeonato Paulista. No ano seguinte, foi o craque do Estadual, levando o Peixe ao título, não só do Paulistão, como também da Copa do Brasil, onde foi artilheiro com 11 gols.

O monstro foi ficando cada vez mais forte. Em 2011 ele levou o Santos ao título da Libertadores da América, e ainda apareceu entre os indicados para o melhor do mundo da FIFA. Ele não conseguiu este feito, mas mesmo assim foi protagonista da festa, recebendo o prêmio Puskas, com o gol mais bonito daquele ano. Seu último ano na Vila Belmiro foi 2012, sendo campeão Estadual e da Recopa Sul-Americana. Como protagonista e com status de ídolo, deixou o Santos e partiu para Barcelona.

“Neymídia”, “Vai sumir na Europa”, “Cai-cai”, esses eram os comentários de muitos jornalistas e amantes de futebol quando Neymar se transferiu para o Barcelona em 2013. Assim que chegou, foi campeão da Supercopa da Espanha e mostrando aos poucos que ganharia espaço naquele mega time. Não deu outra! Em 2014 provou que é craque e sabe jogar futebol em qualquer lugar. Foi campeão do Espanhol, da Copa do Rei e da Liga dos Campeões. Ganhou seu espaço entre os titulares e se juntou a Messi e Suarez como protagonistas do Barça, formando o trio MSN. Vestindo a “amarelinha”, levantou a taça da Copa das Confederações.

Os anos foram passando e de subestimado, Neymar passou a ser rei. O protagonismo em Champions League começou em 2015, adivinha contra quem? Sim, contra o PSG. Ele marcou os dois gols do confronto no Camp Nou e levou o Barcelona a semifinal. Contra o Bayern, de novo foi o destaque, marcou dois novamente e levou os Culés a final. O campeonato não poderia acabar de melhor forma, Neymar fez o segundo gol da vitória do Barça contra o Atlético e com o placar final de 3 a 1 ajudou sua equipe a levantar a taça do maior torneio da Europa e ainda terminou o ano sendo campeão mundial, na final contra o River Plate.

Com tantos títulos na carreira, só faltava 1 coisa para Neymar… Ser campeão olímpico… E adivinhem? Ele conseguiu nos Jogos Rio 2016! Com a camisa 10, levou a equipe para o lugar mais alto do pódio na principal competição esportiva do mundo. Uma medalha com um gostinho especial, primeiro por ser um fato inédito para os brasileiros, e claro, por ter acontecido no Brasil.

A história de Neymar ainda está sendo escrita, cada dia que passa uma nova surpresa. Faltam elogios para descrever este gênio. Apenas apreciem o bom futebol e deixem a mágica acontecer. Nunca sabemos do que ele será capaz, a cada dia uma surpresa, a cada dia uma conquista, a cada dia mais protagonista. O futebol brasileiro criou um monstro.

Sobre Lucas

Carioca, 20 anos, estudante de jornalismo e apaixonado por esportes.